Table Mountain via trilha Platteklip Gorge – Cape Town

Tempo de leitura: 4 minutos

Tempo: Pelo menos 1h30 (subida) e 1h (descida)
Grau de dificuldade (fôlego): Pesado (subida) e leve (descida)
Grau de dificuldade (técnica e exposição à altura): Leve
Vista e paisagem: ★★★★
Avaliação da trilha: ★★★★ Chata
Onde a trilha começa: Tafelberg Rd (na mesma rua do Cableway, o teleférico da Table Mountain, 20 minutos de caminhada adiante)
Custo: $$$$$ Gratuito

Tipo de Trilha: Escadaria íngreme de pedras.
Pontos de Água:
Não há pontos de água durante a subida, levar o suficiente. Há uma fonte de água e lanchonete no final, na chegada ao Cableway.
Precisa de guia ou tour? Não.
O que levar: Água, lanche, agasalho (pode ventar gelado no topo de montanhas), celular ou câmera fotográfica, documentos.
Como chegar: A trilha começa a 20 minutos de caminhada após a estação do bondinho (Lower Cable Station na Tafelberg Rd), tem uma placa Platteklip Gorge. O jeito mais fácil de chegar é pegando um Uber para a Table Mountain.
Se quiser economizar, o ônibus urbano (MyCiTi Bus) também vai até lá. Você precisa pegar o ônibus até a parada Kloof Nek, depois, logo ao lado na parada Lower Tafelberg, pegar o ônibus shuttle gratuíto (também do MyCiti) que vai para a estação do bondinho da Table Mountain (parada Lower Cable Station). O Google Maps mostra todos esses pontos e rotas, é só traçar a rota pra Table Mountain de ônibus e seguir sem erro. Veja mais em Como se Locomover em Cape Town sobre como utilizar o MyCiti Bus.
O ônibus turístico (City Sightseeing, City Tour to Table Mountain – linha vermelha) também vai até a Lower Cable Station.

Imagem: Google Maps / Edição: ADO – Clique para ampliar.

Leva mais tempo do que o estipulado pelo Google Maps pois não é uma caminhada simples, trilhas aumentam essa média. 20min da estação do bondinho (Table Mountain Aerial Cableway) até o início da trilha (até onde dá pra ir de carro/Uber/carona) e pelo menos 1h30 de subida.

O início da trilha é marcado por uma placa:

<foto>
Início da trilha na Tafelberg Rd.


Essa é a trilha mais comum da Table Mountain, a que quase todo mundo faz e muitos turistas desconhecem as outras. Geralmente quando se referenciam à trilha pra Table Mountain, é dessa que estão falando. Ou começam pela India Venster e pegam a bifurcação pra Platteklip. Ela sobe pela frente da Table Mountain por um corte (desfiladeiro) na montanha.

Com certeza a mais rápida e prática. É uma escadaria de pedras íngreme e direta, e que por isso exige muito fôlego, perna e paciência. Fácil no quesito técnica ou receio de altura, mas puxada do quesito condicionamento pra subir. Mas isso não barra as pessoas. Adultos, crianças, jovens e até pessoas mais de idade utilizam essa trilha, mesmo que parando, descansando e devagar subindo aos poucos.

São as escadas e nada mais, a mesma paisagem e a mesma coisa do começo ao fim. A vista é inclusive tapada pelos paredões da montanha. Que são lindos, mas os mesmos do começo ao fim.

Foto: Internet

Essa trilha é boa pra pessoas que não estejam habituadas, não tem muito costume com trilhas, não querem uma caminhada muito longa e mesmo assim querem ter a experiência de subir a Table Mountain por trilha. Só que mais rápido e sem muita exposição à altura ou a subir pedras. Ou pra quem quiser treinar condicionamento e pernas. Também é ótima pra quem tem menos tempo pra chegar ao topo, ou pra descer mais rápido se tiver subido por outras trilhas mais longas e não puder pagar o bondinho pra voltar.

Fora isso, é totalmente chata para trilheiros. Não é ideal para aqueles que buscam a trilha em si, já que a ideia é apreciar o percurso, curtir a trilha e a paisagem. E não ficar esbarrando em turistas numa escadaria sem fim, que não varia o percurso e nem a vista.

Antes de subir por essa trilha, aconselho a se colocar entre esses perfis e a dar uma olhada nos links das outras (India Venster e Skeleton Gorge). Afinal, somos ecoturistas e trilheiros, podemos aproveitar ao máximo a montanha.


O Topo

Uma vez no alto da montanha, se planeje para ir até o Maclear’s Beacon. É o ponto mais alto da Table Mountain, a cerca de 40min de caminhada do Cableway. Saiba como chegar traçando um rota a pé no Google Maps de seu celular, ou conferindo no mapa.


Não deixe de ler o artigo 13 Coisas que Todo Trilheiro Deve Saber com as dicas essenciais pra evitar perrengues e fazer da sua caminhada um passeio prazeroso.

Confira o artigo sobre a Table Mountain.

Veja outras trilhas e mapas da Table Mountain.


Procurando um bom Hostel em Cape Town?

Foto Destacada: Internet

Related Images:

Deixe uma resposta

Booking.com